domingo, 27 de janeiro de 2008

Manuel e Rex

Manuel e Rex

Certa manhã de Primavera, um menino chamado Manuel foi passear com o seu gato, Rex. O menino Manuel tinha olhos verdes, boca vermelha, caracóis louros e onze anos. O gato era preto e com olhos azuis.
Foram pelos campos fora, apanharam flores amarelas, lilases, azuis, brancas e vermelhas. Saltaram um muro de pedra, atravessaram uma presa de onde se ouvia o coaxar das rãs, e viram sardões com o corpo verde, a cabeça azul e a cauda castanha. De repente, avistaram uma casa em ruínas. Aproximaram-se e olharam para trás. Ficaram quietos, cheios de medo. Estava um cão enorme e uma cadela, metade do tamanho do cão. O cão era um Serra da Estrela, de pêlo castanho comprido; a cadela era um Golden Retriever, de lindo pêlo dourado.
O gato, mal os viu, desatou a correr pelos campos fora e trepou para um espigueiro. Infelizmente, os cães morderam a cauda do gato. O Manuel pegou, com muito jeitinho, no gato Rex e procurou os donos dos cães.
Finalmente, encontrou os donos dos cães e disse:
- Olá!
- Olá! – responderam os donos.
- Estes cães são vossos? – perguntou o Manuel.
- São. É o Viriato e a Morganna.
- Sabem, eles morderam a cauda do meu gato e tem uma ferida.
Os donos ralharam com os cães e curaram a cauda do gato.
A Primavera terminou, os dias ficaram mais quentes e o Manuel estava de férias no Verão.
Setembro chegou e o Manuel foi para a escola. Os dias ficaram mais curtos e mais frescos. Era Outono.
As árvores foram perdendo as folhas, os dias ficaram ainda mais frios e a neve cobria os campos. Era o Inverno que tinha chegado.

Sem comentários: